Acesso à Justiça

Colaboração para que a Justiça seja acessível a todos. Plataforma para referência de casos pro bono a advogados.

Aliança Pro Bono

A Aliança Pro Bono surge da consciência social de um grupo de Advogadas e Advogados que, não se conformando com a insuficiência da capacidade de resposta às solicitações de apoio jurídico pro bono que recebem, assumiram o compromisso de, conjuntamente, potenciar o impacto social da sua atividade na prossecução do acesso à justiça.

Aliança Pro Bono pretende contribuir para colmatar as necessidades existentes, numa frente sólida, estruturada e coordenada de oferta de serviços jurídicos pro bono de qualidade.

Com a constituição da Aliança Pro Bono procuramos dar resposta ativa à prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, em concreto ODS 10 (Reduzir as Desigualdades), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Conheça o nosso Regulamento

Conheça os Membros da Aliança Pro Bono

A Aliança é uma rede informal, aberta a todos os advogados com inscrição válida na Ordem dos Advogados Portugueses que a ela pretendam aderir, partilhando da mesma consciência social dos Membros e comprometidos com o acesso à justiça por todos.

Missão e Valores

Criar impacto positivo na sociedade tornando a justiça acessível a todos, aumentando a capacidade de resposta às necessidades de apoio jurídico e assim reduzir as desigualdades.

Confiança
Acreditamos que as relações de confiança se baseiam na integridade, ética e transparência.
Compromisso
Estamos comprometidos com o nosso propósito de, conjuntamente, formarmos equipas por forma a dar resposta às solicitações que recebemos.
Trabalho de equipa
Criámos uma rede extensa com profissionais experientes e com conhecimento nas mais diversas áreas do Direito e em todo o território português.
Responsabilidade
Atuamos de forma responsável e diligente, colocando sempre em primeiro lugar os interesses daqueles que representamos e assessoramos.

Sabia que...

Pro bono é a forma reduzida da locução em língua latina pro bono publico, que significa "pelo bem público" ou "em benefício do público".

Como funciona

A Aliança Pro Bono nasce da vontade coletiva de prestar, de forma voluntária, serviços jurídicos profissionais, contribuindo, desta forma, para um bem comum, criando um impacto positivo na sociedade.

Contamos com os nossos Membros e Parceiros para nos fazerem chegar as necessidades de apoio jurídico que sinalizam no seu dia-a-dia.

Organizamo-nos em equipas de Advogados de várias áreas, proveniências e enquadramentos societários.

Prestamos esclarecimentos e damos apoio nos pedidos para o regime de Acesso ao Direito e aos Tribunais sempre que preenchidos os respetivos pressupostos.

Testemunhos

“A Advocacia tem por definição uma função essencialmente social, sendo os advogados agentes da justiça e catalisadores do Direito na sociedade. O exercício do Pro Bono na Advocacia é o passo seguinte: fazer chegar a justiça a todos, dando a conhecer direitos e deveres, defendendo-os judicialmente quando necessário, independentemente das condições económicas e sociais”.

Matilde Cortez Pinto
Membro da Aliança Pro Bono

“Ser advogado Pro Bono é ter o privilégio de conhecer projetos sociais extraordinários e de contribuir para que os mesmos atinjam os seus objetivos, com um impacto positivo na vida de muitas pessoas que daí decorre.”

Margarida Couto
Membro da Aliança Pro Bono

Seja Membro

Faça aqui o seu pedido de adesão para ser membro da Aliança Pro Bono.
Quero ser Membro
Seja Parceiro

Apoie esta causa, seja parceiro da Aliança Pro Bono.

Quero ser Parceiro
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.